Resenha: "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

"O Velho e o Mar"(80ª edição)
Título Original: "The Old Man and The Sea"
Autor: Ernest Hemingway
Tradutor: Fernando de Castro Ferro
Editora: Bertrand Brasil
Lançamento: 2013 / 1952(1ª publicação)
126 páginas
*Adicione no Skoob / GoodReads
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2

"Essa é a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida. Esse é o fio do enredo - fio tenso como o que prende na ponta da linha o grande peixe que acaba de ser pescado - com o qual Hemingway arma uma das mais belas obras da literatura contemporânea. Há 84 dias que Santiago, um velho pescador, não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas Santiago possui têmpera de aço, acredita em si mesmo, e parte sozinho para o mar alto, munido da certeza de que, desta vez, será bem- sucedido no seu trabalho."


 "A vela fora remendada em vários pontos com velhos sacos de farinha e, assim enrolada, parecia a bandeira de uma derrota permanente."(pág. 13)

Olá pessoal, tudo bom?
O livro de hoje é a 80ª reedição de um clássico da Bertrand e da literatura americana, eu nunca tinha lido nada do Hemingway, portanto este foi meu primeiro.'O Velho e o Mar' é um dos livros mais famosos do autor, este que foi motorista de ambulância na Itália durante a Primeira Guerra, e após ser ferido voltou para os Estados Unidos e continuou a escrever.
O livro é narrado em 3ª pessoa, tem uma linguagem simples, clara e objetiva, ele começa com uma apresentação sobre o autor e a obra, que apesar de pequena foi interessante; o livro me decepcionou um pouco, eu esperava uma grande aventura ou coisa do tipo, mas fiquei até feliz por não ser mais do mesmo, Hemingway nos traz uma reflexão sobre o homem e sua fragilidade, sua impotência diante o poder da natureza, que apesar de ser a cada momento mais degradada e abusada, nós ainda somos totalmente dependentes dela.



"-Então, boa noite.Irei acordá-lo de manhã.
-Você é o meu despertador - disse o garoto.
-E o meu é a idade - replicou o velho. -Por que será que os velhos acordam sempre tão cedo?Será para terem um dia mais comprido?"(pág. 27)

A história foi meio monótona, teve alguns picos durante a leitura, com o decorrer da narrativa observamos todo o sofrimento de Santiago, a sua esperança de poder encontrar algum peixe grande e voltar à tona com o merecido reconhecimento de um grande pescador, mas Santiago está velho e a cada dia tudo se torna mais difícil.Em sua vida o seu contato com o "mundo exterior" se dá através do menino que pescava com ele, que fica sabendo sobre os jogos de baseball e etc,quando está em alto-mar o nosso protagonista nos mostrou sobre a arte de pescar e me deixou numa angústia que meu deus, ele não pegava logo o peixe e ficava naquilo vai e vem, kkkkkkk, o final é diferente do que eu esperava.Apesar de ser uma história de nível médio, não entendo o por que de tanto alvoroço e de ser classificado como um dos melhores livros do Hemingway, li algumas resenhas criticando a tradução da Bertrand, que mudaram a estrutura das frases e etc, mas não sei, ainda tenho minhas dúvidas, como disse, a história não é ruim, mas também não é excelente, tem várias reflexões, como a angústia e desespero/loucura do velho que são refletidos na escrita, vale a pena a leitura, mas não é tudo aquilo, a história é suave e gostosa de ler por conta da narrativa simples, mas no meio fiquei esperando por algo acontecer.



" 'Gostaria de poder alimentar o peixe', pensou.'Ele é como se fosse meu irmão.Mas tenho de matá-lo e ganhar forças para fazê-lo.' "(pág. 62)

Dois anos após o lançamento deste livro Hemingway recebeu o Nobel de literatura.Essa é a 80ª edição que faz parte das reeformulações no design dos livros, as capas estão bem bonitas e quase minimalistas, a edição da Bertrand está bem bonita, tem as ilustrações que vocês viram durante a resenha, e muitas mais no livro, a capa é soft touch(igual a de Morte Súbita, Fallen, etc), as páginas são amarelas, e é isso pessoal, abaixo as capas dos próximos lançamentos reeditados:

 

" 'Imagine o que seria se um homem tivesse de tentar matar a lua todos os dias', pensou o velho.'A lua corre depressa.Mas imagine só se um homem tivesse de matar o sol.Nascemos com sorte'
Depois teve pena do enorme peixe que não tinha nada para comer, mas a sua determinação de matá-lo jamais arrefeceu, mesmo naquele momento de compaixão.'Quantas pessoas ele irá alimentar?Mas serão merecedoras de um peixe assim?Não, claro que não.Ninguém merece comê-lo, tão grande a sua dignidade e tão belo o seu modo de agir.' "(pág. 75)



PLAYLIST:
-"Segue o Seco", Marisa Monte OUÇA/ASSISTA AQUI!

"-Mas o homem não foi feito para a derrota - disse em voz alta. -Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado."(pág. 102)

O Autor:

 Foto -Ernest Miller Hemingway
Considerado pela Academia Sueca como um dos maiores autores de nosso tempo, Hemingway foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1954, feito em grande parte devido à sua obra-prima O velho e o mar (1952), que também foi vencedora do Prêmio Pulitzer de 1952. Sua prosa é admirada pelo seu estilo enxuto e despojado, com uso de frases e parágrafos curtos. Seu estilo é muitas vezes apontado como sua maior herança à Literatura e influenciou os padrões vigentes na época. Autor de uma obra prolífica, escreveu romances, contos, trabalhos de não-ficção e autobiográficos que foram publicados em vida ou postumamente.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda