Resenha: "A Guerra", de Patrick Ness @Patrick_Ness @EditoraPandorga

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A Guerra"A Guerra"(Mundo em Caos #2)
Título Original: "Monster of Men"(Chaos Walking #2)
Autor: Patrick Ness
Tradução: Marcelle Barros Soares
Editora: Pandorga / Walker Books
Lançamento: 2013 / 2010
543 / 603  pág.s

*Adicione no Skoob / GoodReads
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2

"Três exércitos marcham em Nova Prentissburgo, cada um tentando destruir os demais. Todd e Viola se vêem presos no meio do conflito, sem possibilidade de fuga. Depois que as batalhas começam, como eles poderiam interromper a luta? Como eles poderiam estabelecer a paz sendo eles a minoria? E, se a guerra transforma homens em monstros, que terríveis escolhas os esperam?

De repente uma terceira voz surge na batalha, uma voz determinada a se vingar. O que você faria? Seguiria um tirano ou um terrorista? Salvaria a vida da pessoa que você mais ama, ou milhares de estranhos? Acreditaria na vitória, ou assumiria que está perdido?
Se tornando adultos em meio ao tumulto, Todd e Viola questionam tudo o que sabem, correndo através do horror e indignação em direção a um final chocante."A Guerra" é a conclusão eletrizante da premiada trilogia "Mundo em Caos". Uma historia de sobrevivência e energia, que retrata a realidade devastadora da guerra."

"-Normalmente quando um homem chama uma mulher de vadia - uma voz grita em uma carroça que para perto da gente na margem do acampamento -, é porque ela está fazendo alguma coisa certa."(pág. 277)

RESENHA DE "O MOTIVO"(Mundo em Caos #1) CLIQUE AQUI!
RESENHA DE "A MISSÃO"(Mundo em Caos #2) CLIQUE AQUI!

"Um monstro, eu penso, me lembrando do que Ben me contou uma vez.A guerra transforma os homens em monstros."(pág. 23) 

 Oi gente, tudo bom?A resenha de hoje é do último livro da Trilogia Chaos Walking do Patrick Ness, e sim, estou triste por que acabou, era uma série que gostava bastante, mas enfim, ler agora os três contos extras que o autor publicou e os outros livros dele; enfim, o cenário vocês já conhecem, Nova rentissburgo, e o livro já começa com aquela tensão, como o próprio título diz: A Guerra, sem querer dar spoiler, mas já dando, o livro se passa inteiro durante a guerra entre A Resposta, o exército do prefeito e os spackles, e meu deus, eu gostei bastante dos outros livros, mas a tensão durante a leitura é muito intensificada neste e durante a leitura você fica tenso(like a Guerra Mundial Z(o filme)) esperando algo acontecer, e o que mais me faz gostar dessa trilogia é a reflexão psicológica que você vai tendo durante a leitura, como os próprios personagens não são apenas soldados ou etc, cada um com seu sentimentalismo, mas que não é exagerado e sim calibrado para cada um.

"E os spackles continuam vindo, passando por cima dos corpos dos soldados, e seu Ruído está escancarado, assim como o Ruído de cada soldado, e é como mil guerras ao mesmo tempo, não só a guerra que eu estou vendo, mas as guerras que estão acontecendo uma atrás da outra no Ruído dos homens e dos spackles ao meu redor, até que o ar e o céu e seu cérebro se enchem de guerra e você começa a sangrara guerra pela boca e é como se fosse a única coisa que você conhece, a única coisa que você lembra, a única coisa que vai acontecer com você."(pág. 57)

Como o próprio título em inglês diz: "Monster of Men", é isso que é outro "tema"(se posso assim dizer) que o autor coloca em destaque, várias vezes dizendo que A Guerra transforma os homens em monstros e aí podemos observar uma grande analogia e crítica a sociedade, apesar de não ficar tão exposta e não ser tão trabalhada, você tem que ler e observar por si só como o ser humano é, como o autor narra o comportamento do ser humano diante um movimento(no caso do livro a colonização de um novo lugar que podemos comparar com a colonização que os países europeus fizeram na época das grandes navegações, no livro são planetas, mas o contato e comportamento é muito semelhante), o ser humano sempre impondo o poder e se achando o dono de tudo o que vê na sua frente, sempre em busca de cada vez mais e nunca parando.E também como seria uma sociedade com ruído, com seus pensamentos expostos, já imaginou se fosse com a sociedade atual?(santo deus)

"Uma guerra é isto?
É isto que os homens querem tanto?
Isto é o que deveria transformar eles em homens?"(pág. 63)

Apesar de ter gostado demais do livro, e achar ele um retrato da sociedade, ele poderia ter sido um pouco melhor, antes de ler esperava sei lá algo além de somente a guerra e etc, não, o livro não é somente a guerra em sim, tem muito mais coisa, mas a cada final de livro iria acontecendo cada vez mais uma revelação, então no terceiro esperava algo muuuuuuuuito surpreendente, teve várias partes, mas poderiam surpreender mais, enfim leiam e ignorem meu comentário atrás, ás vezes acho que começo os livros com excesso de expectativa.
Como não disse acima, mas digo agora, o livro é narrado em 1ª pessoal alternando entre Todd e Viola(e outros).Outra coisa legal de se observar durante a leitura são as estratégias de guerra que os três lados vão tendo e raciocinando, e também como elas falham ou não, e o porque desse acontecimento; e é claro outra coisa que é citado bastante é o amadurecimento de Todd e me lembrou o amadurecimento de David em "O Livro das Coisas Perdidas", que apesar de ser gradual acontece com muito mais velocidade do que as crianças e jovens "normais".

"-Uma guerra é o que está acontecendo - o prefeito diz. - O evento que definirá o futuro de todos nós, isso é o que está acontecendo."(pág. 161)

Essa edição da Pandorga é brochura e mantêm o estilo das outras(páginas amarelas, capa com verniz brilhante, diagramação simples), tirando a capa é claro que nos primeiros volumes tivemos a imagem de um possível Todd e nesse as ruínas do que seria a Nova Prentissburgo, eu achei a capa legal e apesar de que seria mais interessante uma que manteve o estilo das outras, eu a achei bem bonita, mas ainda assim prefiro as capas internacionais(principalmente as novas anunciadas pelo autor esse ano, coloco elas abaixo pra vocês verem), e também tinha muitos erros de digitação, o livro tem uma linguagem diferente e até têm uma introdução sobre a tradução e etc, mas os erros são, por ex: 'vzo' ao invés de 'voz', não da linguagem em si e sim de digitação; enfim, é isso pessoal espero que tenham gostado da resenha e corram ler quem ainda não leu, por que garanto que não vão decepcionar, vale muito a pena conferir essa mistura de fantasia, romance, drama, tragédia, ficção científica, distopia e realidade!

"Não importa como a gente cai, mais sim como a gente se levanta de novo."(pág. 172)

PLAYLIST: 
-"Same Love", Macklemore & Ryan Lewis feat. Mary Lambert OUÇA/ASSISTA AQUI!
-"Roar", Katy Pery OUÇA/ASSISTA AQUI!
-"It's Time", Imagine Dragons OUÇA AQUI!
-"Radioactive", Imagine Dragons OUÇA/ASSISTA AQUI!
-"Mirrors", Justin Timberlake(Ellie Goulding cover) OUÇA/ASSISTA AQUI!

OBS: posso ter "viajado" um pouco nessa playlist e vocês falarem que a letra de algumas não tem a ver(como Same Love), mas imaginei também a melodia, que fica legal na história.

"-Em um lugar com tanta beleza e potencial - Bradley diz, olhando em volta -, nós simplesmente repetimos os mesmos erros.Será que odiamos tanto o paraíso que queremos nos certificar de que ele seja um monte de lixo?"(pág. 307)

O Autor:

 
Patrick Ness, um romancista premiado, escreveu para a rádio da Inglaterra 4 e Sunday Telegraph e é um crítico literário do The Guardian. Ele tem escrito muitos livros, incluindo a trilogia Chaos Walking, The Crash of Hennington e Topics About Which I Know Nothing. Nascido na Virgínia, ele vive atualmente em Londres.   


"Que coisa triste são os homens.Não conseguem fazer nada bom sem ser tão fracos que acabam estragando tudo.Não conseguem construir nada sem destruir tudo depois."(pág. 492)

É isso aí pessoal, comentem se já leram ou pretendem ler essa trilogia, o que acharam da resenha, da playlist, etc!E não percam o Doki Doki com a Jéh!Abraço!
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda