Doki Doki #1 com Jess

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Kon-nichiwa (Olá)! 
   Eu sou a nova colunista aqui do blog (ja sou resenhista também ^^) e a minha coluna vai falar um pouco sobre o Japão e a cultura japonesa, além é claro de uma pequena pitada otaku (sim, sou otaku >.<). Provavelmente, quando eu estiver falando sobre o universo otaku (como doramas, animes, mangás, bandas, etc) eu dê uma pequena fugida do Japão e vá também para a Coréia, China e outros "países de olhos puxados", afinal, é difícil manter o nível otaku apenas no Japão. Não tenho culpa se a coisa se espalhou! kkk
   Quero dizer desde já que esse post de hoje será realmente muito introdutório, apenas um "inicio de coluna". Seria impossível explicar tudo nos mínimos detalhes apenas nesse post, então, muitas coisas lidas aqui serão aprofundadas futuramente. 
   Antes de mais nada queria explicar o que significa DokiDoki. Segundo o dicionário, DokiDoki é: "(Advérbio, substantivo ou onomatopeia  Batida de coração, palpitação". A nossa onomatopeia "Tum-Tum" para imitar as batidas do coração, para eles é "Doki-Doki". 
   Confesso que escolhi esse nome porque eu gosto de como soa, mas principalmente porque é de um dorama que me marcou muito e tem uma história maravilhosa (que vocês saberão mais futuramente).
   Bem, primeiramente então vamos falar um pouco sobre o país em si.
   Japão é um país da Ásia Oriental, às vezes é chamado de "Terra do Sol Nascente" porque os caracteres que compõem seu nome significam "Origem do Sol". 
   O país é um arquipélago (um conjunto de ilhas e/ou ilhéus próximos uns dos outros) de 6.852 ilhas, onde as quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. Possui cerca de 128 milhões de habitantes (a décima maior população do mundo! Haja gente!). Sua capital é Tóquio que possui a maior área metropolitana do mundo com mais de 30 milhões de habitantes (São Paulo tem por volta de 19 milhões, só para comparação).
   Há oitenta vulcões ativos no país e os sismos (fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas) são muito comuns, ocorrendo mil deles sensíveis por ano. É o país que mais registra terremotos por ano! É lá que se encontra o monte Fuji, a montanha mais alta e o vulcão mais conhecido do Japão, com 3.776 metros de altitude. 

   O Japão possui a terceira maior economia do mundo, assim como também é o terceiro em poder de compra, não bastando, é o quarto maior exportador e também o quarto maior importador. Além de serem o único país asiático membro do G8 (palmas para o país dos olhinhos puxados! Parabéns!).
   Possui um padrão de vida muito elevado, com a maior expectativa de vida do mundo de acordo com a ONU e a OMS (assustados? Eu também!), além de ter a terceira menor taxa de mortalidade infantil.
    A religião no Japão é influenciada pelo Xintoísmo (51,3%), o Budismo (38,3%), e outras (10,2%).
   Mais de 99% da população fala o japonês como primeira língua. Os sistema de escrita utilizados são o kanji (caracteres chineses) e dois conjuntos de kana (silabários com base em caracteres chineses simplificados), bem como o alfabeto latino e os numerais arábicos. 
   O Japão é uma monarquia constitucional (sistema político que reconhece um monarca eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas em que há uma constituição que limita os poderes do monarca) onde o poder do imperador é muito limitado.
   A constituição define o imperador como "simbolo do Estado e da unidade do povo" e ele não possui poderes relacionados ao governo. O poder, concedido por soberania popular, está concentrado principalmente na figura do primeiro-ministro do Japão e de outros membros eleitos da Dieta. O imperador age como chefe de Estado em ocasiões diplomáticas, sendo Akihito o presente imperador do Japão e Naruhito, o próximo na linha sucessória do trono.
   
Akihito
Naruhito
   A educação no Japão é muito competitiva (não diga? Novidade! kkk), em especial, o ingresso em instituições de ensino superior. De acordo com o Suplemento de Educação Superior do The Times, as universidades mais importantes do Japão são a Universidade de Tóquio, a Universidade de Quioto e a Universidade de Osaka. Imagina você em alguma delas?
  
Universidade de Tóquio

Universidade de Quioto
   A música do Japão é eclética, emprestando instrumentos, escalas e estilos de culturas vizinhas. O Japão do pós-guerra foi muito influenciado pela música contemporânea dos Estados Unidos e da Europa, o que levou ao desenvolvimento do estilo japonês chamado J-pop (música jovem japonesa), que ainda falaremos muito aqui (*-*), e música Enka (música popular japonesa). O karaokê é a prática cultural mais comum. Alguém a fim de cantar uma música? 
   Na dança, os japoneses são mais tradicionais, inclusive com uma lenda divina que explica o surgimento da mesma. Suas danças tradicionais originaram-se na antiguidade, como meios de manifestações, caracterizadas por movimentos leves e de formas peculiares. A primeira de que se tem relato foi a chamada kagura, referente aos deuses da cultura japonesa. Foi a partir destas manifestações religiosas que originaram-se vários outros estilos de dança nacionais. Hoje, a dança tradicional do Japão é chamada de Nihon Buyou.



   Bem galera, acho que coloquei até informação demais do que pretendia! Me desculpem! 
   Espero que como post introdutório (introdutório desse tamanho? O.o) ele tenha valido a pena e que traga pelo menos alguma informação que vocês não saibam. 
   Caso queiram que eu fale sobre alguma coisa em específico é só mandar comentários que eu tentarei atender as expectativas de vocês, inclusive sobre o mundo otaku! kkk
   Aproveito para dizer que haverá uma espécie de revezamento entre a minha coluna a coluna "SENHORITA INCONSTANTE"  da Hadassah  (linda, maravilhosa e cheia de talento! Leiam a coluna dela! ), ela postará em uma semana e eu na outra, então nos "veremos" somente daqui a quinze dias! 
   Arigato gozaimasu (muito obrigada) pela atenção!
   Ja né (Até logo)!
   Kissus da Jess >.<

 

Jéssica  Paloma é resenhista do blog, ela está no 2º ano de Educação Física na UNICAMP, adora ler livros e mangás, assistir animes, dança e a arte no geral.
A Coluna "Doki Doki" irá ao ar de 15 em 15 dias aqui no blog O Simbolista, não percam!!!

4 comentários:

  1. Adorei o post, é muito informativo e divertido! Além de aprender umas palavras em japonês rsrs Já conhecia algumas coisas, inclusive q o Japão é menor q o estado de Minas e tem economia maior que o Brasil interio, não sei se isso prossegue mas achei muito humilhante hahahaha São uma nação muito avançada que tem muito a ensinar mesmo, q se reconstruiu do nada

    Ah, adoro os filmes/animações japoneses, pra mim são muito criativas, inclusive um clie musical, o mais louco que já vi xD

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Jé, adorei sua coluna. Acho a cultura japonesa super interessante. Um dia quero visitar esse país tão rico e mágico.
    Estou adorando compartilhar esse cantinho com vocês (um beijo para o Gui também).

    Se cuida e linda maravilhosa é você hahahaha.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua coluna, Jé! *-*
    Imagina que eu não ia gostar, né? :b HDSUIADOHDSHAUDSHDOISHDUODHSAIDOHSAUID
    Ganbatte, Doumi chan!
    Muito sucesso.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Jééé!
    Ameeeeei sua coluna *-*
    Imagina que eu não ia gostar, né? :b HDSUIDHAIDHDIOSAHDSAHDUID
    Ganbatte ne, Doumi chan!
    Muito sucesso.
    Beijos!

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda