Entrevistando :.-Vanessa Bosso-.:

sábado, 23 de junho de 2012


Olá gente, tudo bom?Hoje a entrevista é com a super escritora e amiga Vanessa Bosso, confiram abaixo a entrevista e se divirtam!

O Simbolista: Por que você decidiu escolher a profissão de escritor?Quais foram os incentivos e os atrativos?
Vanessa Bosso: Na verdade quem me escolheu foi a profissão e não eu a ela. Se dependesse de mim, me apaixonaria por uma profissão que dá dinheiro. Hehehehehehehe.


OS: Como você adquiriu o hábito de leitura e quem foram as pessoas-chaves na sua vida durante a infância, adolescência e até o lançamento do primeiro livro?
VB: Meus pais são leitores assíduos e acabei embarcando no mundo dos livros aos treze anos de idade. Antes disso eu só lia gibis. Não tive uma pessoa-chave no processo, porque sempre fui curiosa a respeito de tudo. O que eu não sei, pesquiso.

OS: Você já teve seus livros publicados pelas editoras: Novos Talentos(Selo da Novo Século), Baraúna, Dracaena e um conto com a Andross; como foi e como é essa relação com os editores e com a editora em geral?
VB: Depende da editora. Até o momento, meu relacionamento com o pessoal da Baraúna e Dracaena tem sido mais estreitos, o que favorece os livros que estão com eles.

OS: Qual sua visão do mercado editorial brasileiro?Quais foram as suas decepções e maiores desafios encontrados ao longo da carreira?
VB: Tenho decepções todos os dias e desafios vinte e quatro horas por dia. É uma luta eterna, ferrenha e cansativa. Mas acredito que o futuro seja promissor, afinal, estou trabalhando arduamente para isso.

2012   O Elemental

OS: Algumas editoras como Baraúna, Draco e Dracaena estão começando a investir também no mercado internacional, você já teve alguma obra publicada no exterior, se sim como foi a receptividade e como você vê a situação do mercado literário internacional?
VB: Investir em literatura estrangeira é sempre um bom caminho para alavancar as vendas dos livros nacionais da editora. Não vejo problema algum quanto a isso. Senhor do Amanhã está sendo traduzido para o inglês e ano que vem poderei dar um feedback sobre a receptividade da obra no mercado estrangeiro. Meus livros também serão traduzidos para o espanhol e estou bem otimista.

OS: Vários de seus romances são apocalípticos, como você explica essa "simpatia" pelo fim do mundo?Você acredita em fim do mundo?
VB: Hahahahahahaha, adoro acabar com o mundo! Mas todos os meus livros possuem uma mensagem implícita que diz "o fim pode ser o começo". Que a Terra acabará um dia, isso é fato mais do que comprovado. Mas acho que ainda vai demorar um bocado para isso acontecer.

O Imortal   Senhor do Amanhã   Possuída

OS: Sua formação é em publicidade, como ela te ajuda e ajudou?O que ela representa na sua vida atualmente?
VB: Ser publicitária me ajuda muito no momento da divulgação das minhas obras. Também auxilia o processo criativo do livro.

OS: Qual sua opinião sobre a blogosfera, o comportamento dos blogueiros, escritores, internautas, leitores e editoras?Você concorda com a afirmação de que ela esteja meio saturada?
VB: Saturada não, talvez ultrapassada. Não vejo inovação e isso me incomoda um pouco. 

OS: Seu primeiro livro com ilustrações foi "Possuída", lançado mês passado pela Dracaena.Você pretende ter ilustrações em seus próximo trabalhos e/ou em novas edições?E se houver a oportunidade de lançar uma Graphic Novel ou HQ, você aceitaria a ideia/projeto?
VB: Foi incrível ter ilustras em Possuída. Amei o resultado final. Estou trabalhando num novo livro que também virá com ilustrações e ficará fantástico... porquê existem coisas que mesmo descrevendo bem, é melhor "ver para crer". Não sei se faria um HQ ou Graphic Novel... só se o projeto fosse muito bom.

O homem de todas as minhas vidas   A aposta

OS: "Possuída" e "O Elemental" são mais "adolescentes", você pretende escrever mais livros "teen"?Você tem algum estilo que pretende seguir em seus próximos trabalhos?
VB: Adoro escrever para jovens adultos. Talvez pq eu ainda me sinta com 18 anos. Tenho um livro pronto para a publicação intitulado A Aposta que será para esse público também. Adoro a linguagem e o estilo de narrativa. Sou muito mais uma escritora YA do que qualquer outra coisa.

OS: Foi divulgada a capa de "O Homem de Todas as Minhas Vidas" e a sinopse de "A Aposta", qual você pretende lançar primeiro?Já foi fechado com a editora?Você pode nos dizer no que você está trabalhando no momento?
VB: O Homem de Todas as Minhas Vidas foi fechado com a Dracaena para outubro/novembro de 2012. A Aposta está sendo avaliado. No momento, estou trabalhando em A Noite em que as Estrelas Caíram (ficção científica).

OS: Algum recado?Beijo pro papai, mamãe e amigos?Onde o pessoal pode adquirir seus livros?
VB: Quero mandar um beijo para todos aqueles que amam ler!!! E se for literatura nacional, MELHOR AINDA!!!

Rapidinhas:

O que você você está lendo: Pequeno Irmão
Um escritor: J.J.Benítez
Um livro: Campo de Batalha Terra
Um filme: De Volta para o Futuro
Um ator/atriz: Will Smith
Uma música: Fortunate Son (Creedence Clearwater Revival)
Uma crítica: aos editores (tenho tantas)
Um lugar: Paraty (um dia vou morar lá)
Uma frase: "Tudo o que somos é resultado dos nossos pensamentos"(Buddha)

O Simbolista: Gente, aqui no blog tem resenha dos seguintes livros da Van:
-2012.Uma aventura no fim do mundo.(CLIQUE AQUI);
-Senhor do Amanhã.(CLIQUE AQUI);
-Possuída.(CLIQUE AQUI);
-Fire In The Hole (coluna sobre mercado editorial, blogosfera e literatura que a Van fez aqui no blog), (CLIQUE AQUI).

PROMOÇÃO DE POSSUÍDA QUE ESTÁ ROLANDO AQUI NO BLOG:

Até a próxima gente, comentem aqui que vale ponto extra na promo de Possuída!

2 comentários:

  1. Parabéns, Guilerme pela bela entrevista, adorei saber mais desta maravilhosa escritora e saber mais sobre os livros que estão pra sair amei a capa O Homem de Todas as Minhas Vidas, linda mesmo.Ela é muito simpática e gentil Amei mesmo.Bitokas

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parabéns pela entrevista, eu gosto muito dos livros dela, no momento estou namorando para comprar O Imortal. *-*

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda